A Diocese de Campo Maior anunciou a programação com as celebrações alusivas ao aniversário de 280 anos de ereção canônica da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, de Castelo do Piauí. As atividades irão acontecer de 24 a 27 de novembro, com a presença do pároco, padre Océlio, do bispo; Dom Francisco de Assis e de toda a comunidade católica castelense.
Haverá celebração da Santa Missa às 19h do dia 24 e 25 de novembro (quinta e sexta-feira). No dia 26, a partir das 18h, haverá uma carreata com a imagem da padroeira, que passou por um processo de restauração e embelezamento no Rio Grande do Norte. A carreata terá concentração na entrada da cidade e vai seguir por algumas ruas e avenidas de Castelo do Piauí, até a igreja matriz, onde a imagem será entronizada no altar durante celebração solene presidida pelo bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis.
Às 19h do dia 27, haverá outra missa para celebrar o aniversário de 280 anos de ereção canônica da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro. Na ocasião, haverá o rito de dedicação do altar e da matriz e encerramento da relíquia de Santa Teresina do Menino Jesus. O pequeno fragmento do corpo da santa foi enviado do Carmelo de Liseux, na França, para a Diocese de Campo Maior. O administrador paroquial de Nossa Senhora do Desterro, padre Océlio, comunicou a visita da relíquia a algumas famílias do município.


A imagem de Nossa Senhora do Desterro é uma peça trazida pelos colonizadores portugueses, esculpida em madeira, no mais puro estilo barroco, e data do ano de 1684. É considerada uma das peças mais valiosas do acervo histórico-cultural-religioso do Brasil. A peça chegou a ser furtada de dentro da igreja na madrugada do dia 06 de abril de 1979. O desaparecimento da imagem abalou toda a população do município, motivando as autoridades a empenhar intensas diligências no sentido de recuperá-la.


A Freguesia de Nossa Senhora do Desterro foi desmembrada da de Santo Antônio do Surubim, hoje Campo Maior, no dia 27 de novembro de 1742, por provisão de Sua Excia. Revdma. Dom Frei Manoel da Cruz, Bispo de São Luís do Maranhão sendo a oitava Paróquia a ser criada no Piauí. Pela mesma provisão, foi nomeado Vigário da nova Freguesia, que recebeu o nome de Nossa Senhora do Desterro do Rancho dos Patos, o Pe. José Pereira Lopes, com a obrigação de construir a igreja paroquial com o auxílio do povo, o qual erigiu uma grande capela que, com algumas remodelações, passou a ser a atual igreja.
Adicionar Comentário