DIOCESE DE
CAMPO MAIOR

/
/
Diocese celebra o Dia Mundial das Comunicações juntamente com jornalistas e equipes da PASCOM

Diocese celebra o Dia Mundial das Comunicações juntamente com jornalistas e equipes da PASCOM

dia-mundial-comuni-2016

A Diocese de Campo Maior realizou neste domingo (22) uma Celebração Eucarística na Catedral de Santo Antônio (Campo Maior-PI) pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais e contou com a participação de jornalistas, radialistas, pascoms paroquiais, representantes de grupos e movimentos da Igreja, e a comunidade católica campo-maiorense.
foto
A Santa Missa começou às 8h30min e foi presidida pelo Administrador Diocesano de Campo Maior, Padre Raimundo Duarte, e concelebrada por Monsenhor Paulo Mateus (Pároco da Catedral de Santo Antônio) e Frei Francisco Lopes (Frei Capuchino e doutor em Teologia da Comunicação pela Pontifícia Universidade Lateranense-Roma).

Logo no começo da Missa, jornalistas e grupos de comunicação entraram carregando a imagem do padroeiro da diocese, Santo Antônio.

Na oportunidade, Padre Duarte, sendo atualmente também o coordenador da Pastoral da Comunicação no Regional Nordeste IV (Piauí), acolheu a todos os presentes e agradeceu ao Monsenhor Paulo pela oportunidade de presidir a celebração na Matriz de Campo Maior.

Durante sua homilia, Frei Francisco Lopes ressaltou que estamos comemorando o Dia Mundial das Comunicações Sociais e também a Santíssima Trindade. Concluindo sua fala e relacionando as festividades de hoje, Frei Lopes disse: “A Santíssima Trindade é a imagem da comunicação perfeita”.

No momento do ofertório, representantes de veículos de comunicação entraram carregando símbolos da comunicação: Bíblia, Diretório de Comunicação, computador, microfone e uma câmera.

Ao final da celebração todos se dirigiram para o Centro Diocesano de Pastoral, para participar da palestra sobre o tema “Comunicação e Misericórdia: Um encontro fecundo”, proposto pelo Santo Padre, o Papa Francisco. A palestra foi proferida pelo Frei Francisco Lopes, que também respondeu perguntas dos participantes. Ao término, padre Duarte agradeceu a presença do frei capuchino e entregou a palavra para o coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese de Campo Maior, padre Rafael Gomes.

dia-mundial-comuni-2016-2

Em seguida foi exibido um vídeo produzido pela PASCOM do Regional NE IV sobre os avanços e desafios da comunicação da Igreja no Piauí, e um coquetel.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi celebrado pela primeira vez em 7 de maio de 1967, após o Concílio Vaticano II, com o Papa Paulo IV (Papa que assinou a bula de criação da Diocese de Campo Maior, em 1975).

Reportagem: Helder Felipe (Assessoria de Comunicação Diocesana)

Compartilhar: