Da Diocese

Universitário Teresinense faz monografia sobre a Pastoral da Comunicação da Diocese de Campo Maior

pascom-diocese-campomaior-tcc-2018-3
Daniel Carvalho realizando a apresentação de sua Monografia.

O estudante Daniel Silva Carvalho, bacharel em Comunicação Social pela UESPI – Universidade Estadual do Piauí, escolheu como tema de sua Monografia a Pascom (Pastoral da Comunicação) da Diocese de Campo Maior. A defesa do TCC foi realizada na última segunda, dia 9, que foi aprovado com a nota 9,5.

O nome escolhido para a monografia foi “A Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Diocese de Campo Maior – Piauí: Meios, técnicas e produção”. Sua pesquisa foi baseada em entrevistas feitas com Dom Francisco de Assis (Bispo de Campo Maior), Dom Edilson Nobre (Bispo de Oeiras-PI e referencial para a comunicação no Regional Nordeste IV da CNBB) e com Helder Felipe, que presta assessoria à diocese, com também analisando as redes sociais,  meios de comunicação e páginas de algumas Pascom’s paroquiais.

pascom-diocese-campomaior-tcc-2018

Em entrevista para nosso setor de comunicação, Daniel nos contou um pouco sobre como definiu sua temática e quais as prioridades que sua pesquisa quis trazer, confira:

Helder (Repórter) – Daniel, como se deu a escolha da PASCOM como tema para sua monografia?

Daniel Carvalho – Eu já participei da PasCom na minha comunidade. Participei por 2 anos o que fez abrir os olhis sobre a riqueza de conteúdos e particularidades desta pastoral. A Igreja Católica é uma instituição milenar riquíssima em história. A pastoral da comunicação é resultado dessa história que a Igreja continua vivenciando. A pascom não é um trabalho individual, mas conectado entre todos os grupos da Igreja. Essa importância e significância chamou minha atenção pra entender um pouco mais sobre como surgiu, quais suas atribuições e como cada leigo pode contribuir.

Helder (Repórter) – Quais as conclusões de sua pesquisa?

Daniel Carvalho – Minha pesquisa priorizou as técnicas, meios e produção. A partir deste ponto eu concluí que a Pascom da Diocese de Campo Maior possuem uma variedade de canais midiáticos que levam conteúdo a uma quantidade populacional significativa.  Concluí também que a produção recebe grande influência do avanço tecnológico encontrado facilmente. Essa facilidade quanto ao acesso tecnológico é resultado dessa era digital a qual a sociedade vive.

Helder (Repórter) – Como foi observar o trabalho da Pascom de Campo Maior?

Daniel Carvalho – Falar sobre comunicação é prazeroso. A sociedade muda constantemente e as profissões sofrem essas mudanças que são inevitáveis. Observar/estudar a Pascom da Diocese de Campo Maior é exemplicar esse novo perfil a qual a comunicação vem adotando. Perceber a acessibilidade quanto ao fazer notícia por qualquer indivíduo abre um novo canal de debate sobre essas mudanças sociais que influencia para novas discussões e conceitos.

Helder (Repórter) – Qual a sua análise sobre a forma como hoje a Igreja Católica de Campo Maior está trabalhando com as mídias?

Daniel Carvalho – De forma responsável. Percebe-se que a comunicação não é apenas um detalhe. A comunicação na Diocese de Campo Maior é levada a sério. A prova esta na existência dos variados canais de comunicação. Canais que apresentam conteúdos específicos, que dialogam com a particularidade de cada plataforma midiática com o intuito de levar o conteúdo ao público, aos fiéis. Ao longo do trabalho fui percebendo que a comunicação dentro da Igreja deve ser bem dita para que tenha seu propósito maior que é de evangelizar. Esse objetivo a Pascom da Diocese realiza bem, com qualidade.

pascom-diocese-campomaior-tcc-2018-2

O que é a Pastoral da Comunicação?

A Pastoral da Comunicação é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais. (Igreja e comunicação rumo ao Novo Milênio – Estudos da CNBB 75)

Por meio da comunicação, seja pessoal ou por meio de qualquer instrumento, o agente da Pascom busca: anunciar o Evangelho; promover a comunhão dentro da Igreja, entre os fiéis, o clero, as pastorais, movimentos; realizar uma comunicação interna (para os envolvidos na vida eclesial) e externa (para os que estão fora e para os demais meios de comunicação).

Na Diocese de Campo Maior, ela está presente em 19 paróquias de 13 cidades. A Pascom é formada por grupos paroquiais e pela comissão diocesana, atuando principalmente na elaboração de material para redes sociais, programas de rádio, cobertura de eventos e etc.

Reportagem: Helder Felipe – Assessoria de Comunicação Diocesana

Adicionar Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fans que Curtem

Social Media