Da Diocese

Seminarista Paulo Sérgio é ordenado diácono provisório em Campo Maior

O seminarista da Diocese de Campo Maior, Paulo Sérgio Lima do Nascimento, foi ordenado Diácono Provisório da Igreja Católica neste sábado, dia 23 de novembro, às 10h00, durante a Santa Missa de encerramento da 43ª Assembleia Diocesana de Pastoral. A celebração foi realizada na Catedral de Santo Antônio (Campo Maior – PI), sendo presidida pelo bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, além de contar com a participação de todo o Clero Diocesano, religiosos e leigos que participaram da assembleia.

A igreja esteve lotada de seus amigos, de familiares e de fiéis que vieram de todos os cantos da diocese. Após o Evangelho, deu-se início o rito de ordenação, com a apresentação do candidato, manifestação de desejo, promessa de obediência ao bispo e aos sucessores, ladainha de todos os santos, imposição das mãos, entrega do Evangeliário e investidura, que teve o auxílio do vigário geral, Padre Raimundo Duarte, e o Pároco da Catedral, Padre Claudinei Pereira.

Segundo Paulo Sérgio, este é o caminho escolhido para viver sua vocação: “Meu sentimento é de muita alegria por estar me colocando a serviço da Igreja, de Deus e de seu povo. Receber o sacramento da Ordem do Diaconato é saber que estarei a serviço das pessoas, na caridade”, disse.

A partir de agora, o neodiácono passará a contribuir nas Paróquias de Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora da Conceição (Porto-PI). Para nossa reportagem, Paulo Sérgio disse irá trabalhar onde Dom Francisco lhe confiar: “Estou totalmente à serviço da diocese, e devo obediência ao senhor bispo para o que ele decidir. Ele me designou para que temporariamente possa estar servindo em Nossa Senhora dos Remédios e também em Porto, ajudando e auxiliando o Padre Adão nos serviços pastorais”, disse.

Paulo Sérgio agora é um diácono transitório, pois é um aspirante ao presbiterado, tendo feito votos celibatários para atuar a serviço da Igreja antes de ser ordenado como padre. Ele poderá ministrar os sacramentos do batismo e do matrimônio, dar bênçãos diversas, dar a benção do Santíssimo Sacramento, fazer a celebração da palavra, distribuir a Sagrada Comunhão e fazer pregações.

Biografia do Diácono Paulo Sérgio

Paulo Sérgio Lima do Nascimento tem 33 anos. Filho de Paulo Monteiro do Nascimento e Francisca Lima do Nascimento. É o segundo de quatro irmãos. Nasceu em 06 de março de 1986, em Capitão Poço (Pará). Seus pais haviam deixado a região de Castelo do Piauí no ano de 1983 para fixarem-se no nordeste do Estado do Pará, território da Diocese de Bragança, em busca de melhores condições de vida.

Foi batizado em 06 de abril de 1986, na Igreja Matriz da Paróquia de Santo Antônio Maria Zaccaria – Capitão Poço – PA, Diocese de Bragança, pela religiosa Irmã Arael Batista. Em 1991, aos 5 anos de idade, sua família retorna ao Piauí, passando a residir no Bairro Santa Cruz, em Campo Maior.

Entrou para a Catequese aos 9 anos de idade, recebendo a Primeira Eucaristia das mãos de Pe. Celso Ferreira dos Santos, em 10 de dezembro de 1995 na Capela de Santa Cruz, até então pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Desde a referida data, passou a fazer parte do Grupo Cruzada Eucarística e do grupo de Coroinhas da Capela de Santa Cruz, sob o cuidado pastoral das Irmãs Josefinas. Foi no grupo de Coroinhas que nasceu a vocação sacerdotal, como uma resposta ao desejo de melhor servir a Deus e à Igreja.

Em 2000 muda-se com sua família para o Bairro Cidade Nova. Nesse mesmo ano, foi inaugurada a Capela de São Francisco das Chagas, naquele bairro, onde passou atuar no grupo de Coroinhas, liturgia e Catequese de Crianças. Foi crismado em 13 de outubro de 2002, por Dom Eduardo Zielsk, na Igreja Catedral de Santo Antônio. Toda a sua formação escolar aconteceu em escolas públicas de Campo Maior. Cursou da alfabetização à 3ª série na Unidade Escolar José Olimpio da Paz; a 4ª série, no Colégio Estadual Professor Raimundinho Andrade; da 5ª a 8ª série, no Colégio Valdivino Tito; e o Ensino Médio, no Colégio Prof. Raimundinho Andrade, concluindo sua educação básica em dezembro de 2004.

Ingressou no Postulantado da Ordem dos Mercedários em fevereiro de 2007. Fez sua formação filosófica entre 2007 e 2009 no Instituto São Boaventura, em Brasília-DF. Em dezembro de 2009, ingressou no Noviciado Mercedário, em Salvador-BA, deixando-o em 12 de outubro de 2010, após livre decisão pessoal.

Em 2011, inicia o Curso de Direito na Universidade Estadual do Piauí, no Campus Prof. Antônio Giovani Sousa, em Piripiri, concluindo em 2015, ano em que obteve aprovação no 17º Exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Na vida profissional, trabalhou como vendedor em 2006 em loja de departamentos; em 2012 trabalhou como Agente de pesquisa e mapeamento no IBGE – Campo Maior; e de 2013 a 2015 como Técnico de Apoio Administrativo e escrivão Ad hoc na Polícia Civil do Piauí, lotado na 5ª Delegacia Regional de Campo Maior.

Em 04 de fevereiro de 2016, ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus – Casa da Teologia, onde mora atualmente, cursando o último semestre dos estudos teológicos. Foi admitido entre os candidatos às Ordens Sacras em 23 de junho de 2017, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Foi instituído no Ministério do Leitorado em 02 de fevereiro de 2018, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, Campo Maior, Piauí. Recebeu o Ministério do Acolitado em 20 de janeiro de 2019, na Capela de São Francisco, Bairro Cidade Nova, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Campo Maior-PI.

Durante seu processo formativo, desempenhou várias pastorais: Pastoral Carcerária, Catequese, trabalho com idosos em abrigos, Pastoral Litúrgica. Neste ano de 2019, atua na Pastoral Petrina na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior.

Reportagem e fotos: Helder Felipe – Diocese de Campo Maior

Adicionar Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fans que Curtem

Social Media