Da Diocese

Relação da Liturgia com a Catequese é tema de Encontro Diocesano em Campo Maior

Entre os dias 6 e 8 de setembro, no Centro Diocesano de Pastoral de Campo Maior-PI, foi realizado mais um Encontro Diocesano de Liturgia, tendo a frente o coordenador diocesano, Padre Leandro Melo (Paróquia de São João Batista – São João da Serra). A temática escolhida para este ano foi a relação entre a Catequese e a Liturgia. O encontro reuniu mais de 40 participantes vindos das paróquias e áreas pastorais da diocese, iniciando na sexta (06), com apresentação do participantes, oração inicial e a primeira conferência, que tratou sobre “O que é a Liturgia da Igreja Católica”.

O sábado (07), começou com a Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, seguida da 2ª e 3ª conferência, que abordaram a relação entre Liturgia e Catequese, conduzida pela historiadora e catequista Natália Oliveira, e a Liturgia como lugar de encontro com Deus através da Música, ministrada por Paulo Pereira. A noite, os participantes realizaram uma oficina sobre como celebrar bem a Liturgia.

O evento encerrou no domingo (08), com Santa Missa na Catedral de Santo Antônio, avaliação, partilha sobre como as comunidades estão celebrando e oração final.

Para o Padre Leandro Melo, a integração entre Catequese e Liturgia faz com que nós tenhamos cada vez mais uma Igreja mais missionária e samaritana: “Enquanto a Liturgia tem como centro a celebração dos mistérios da salvação, na qual o fiel participa e busca vida nova em Cristo, a Catequese é a responsável pela transmissão da fé cristã, daí a importância dela se tornar cada vez mais mistagógica, como nos primeiros tempos do cristianismo”, disse.

Reportagem: Helder Felipe – Diocese de Campo Maior

Adicionar Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fans que Curtem

Social Media