error_reporting(0); “Pedalada” e Missa Solene marcam as comemorações pelos 40 anos da Diocese de Campo Maior – Diocese de Campo Maior
Da Diocese

diocese-40anos-1

O dia 12 de junho foi de grandes comemorações para a Diocese de Campo Maior. Há exatos 40 anos tomava posse Dom Abel, primeiro bispo de nossa diocese. Para marcar o dia festivo, foram realizadas várias ações, marcadas pela presença massiva de sacerdotes, religiosas, leigos e autoridades.
Na manhã do dia 12, as comemorações começaram com uma alvorada festiva, às 5h00min, e às 6h00min aconteceu uma “pedala” organizada pelo grupo “Bike Maior”. A “pedalada” percorreu as principais ruas da cidade de Campo Maior para acordar e chamar a atenção dos campo-maiorenses. Logo após, os participantes tomaram café da manhã no Centro Diocesano de Pastoral.

Já as 19h00min, com a presença de todo o clero diocesano de Campo Maior, iniciou-se a Santa Missa em comemoração pelos 40 anos de instalação da Diocese de Campo Maior, que foi presidida pelo bispo coadjutor de Parnaíba, Dom Juarez Sousa (Que é filho da Diocese de Campo Maior), e concelebrada pelo padre Raimundo Duarte (Administrador Diocesano de Campo Maior) e Monsenhor Paulo Mateus (Pároco da Catedral de Santo Antônio).

Logo no início da celebração, o padre João Paulo (ICESPI), leu um breve histórico da Diocese de Campo Maior, desde a chegada de Dom Abel até a transferência de Dom Eduardo para a Diocese de São Raimundo Nonato, ocorrida em 2 de março desse ano. Ele falou também de como se deu a criação das paróquias e áreas pastorais. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e de Santo Antônio entraram em procissão.

A Santa Missa contou com a participação de cantores pertencentes a paróquias de nossa diocese, formando, especialmente para esse dia festivo, o “Coral dos 40 anos”. Além disso, a celebração foi acompanhada “ao vivo” por milhares de pessoas, através da “Webrádio Santo Antônio”, das redes sociais da Catedral de Santo Antônio e também pelas rádios: Líder FM, Heróis do Jenipapo e 101,1 FM, graças ao trabalho da Pastoral da Comunicação Paroquial.

Como parte da trezena, o humorista João Cláudio Moreno fez a leitura de uma das histórias da vida de Santo Antônio, sendo precedido pelas jaculatórias. Em sua homilia, Dom Juarez falou da importância da participação dos leigos para a construção da igreja e um pouco da história da diocese e sua relevância.

Ao final da Celebração, crianças da catequese da Paróquia de Santo Antônio entraram na Catedral de Santo Antônio vestidos como os santos padroeiros de todas as paróquias da Diocese de Campo Maior, e também os dois bispos que por aqui já passaram, Dom Abel e Dom Eduardo. Enquanto as crianças entravam, o padre João Paulo falavas informações de como está a diocese atualmente, como a extensão territorial, número de padres, número de pastorais e etc’s. Logo em seguida, Helder Felipe, assessor de comunicação diocesano, fez a apresentação do brasão criado para representar a diocese.

Milhares de pessoas participaram da Santa Missa, dentro da Catedral, através do telão instalado na Praça Bona Primo, e pelos mais diversos veículos de comunicação.

As festividades

A programação em comemoração pelos 40 anos da Diocese de Campo Maior teve início no dia 10 de junho, com uma palestra pelo padre Alcindo Saraiva e a professora Ana Silva, falando da história, dos avanços e dos desafios atuais da Igreja Particular campo-maiorense. Quem participou também foi a professora doutora Ana Beatriz (UFPI), que falou da importância da religião para o desenvolvimento da sociedade.

A palestra contou com a participação de leigos, padres e religiosas interessados em saber como tudo aconteceu há mais de 40 anos.

Reportagem: Helder Felipe (Assessor de Comunicação Diocesano)