error_reporting(0); Pastoral do Menor – Diocese de Campo Maior

Endereço: Av. Presidente Médice, 241 Bairro Centro
CEP: 64350-000  São João da Serra – PI
Fone: (86) 3251-1152 / 9925-1383 / 8114-4370

A Pastoral do Menor faz a leitura da história do Brasil percebendo que as crianças e os adolescentes empobrecidos sempre estiveram aí presentes.

Ao longo da história do Brasil, várias soluções foram aventadas e muitas postas em prática, tanto pela Igreja, quanto pelos organismos da Sociedade Civil e pelo Estado; constatou-se, porém, que:

I – tais soluções, freqüentemente, careciam de uma postura crítica diante da situação sócio-político-econômica em que viveu e vive o povo brasileiro;
II – tais ações partiam do pressuposto de que a ordem estabelecida estava dentro dos parâmetros normais e que pobreza, miséria e meninos e meninas em situação de rua, eram quadros sociais peculiares, que representavam uma parte da população que não tinha sabido vencer na vida.

A história da Pastoral do Menor encontra seu embrião de compromissos com os direitos humanos da infância e da adolescência em diversas atividades de atendimento, que não se denominavam “Pastoral do Menor”, mas que traziam em si alguns princípios e critérios que norteavam tais ações.

A preocupação pela situação das crianças e adolescentes em situação de risco consistiu em intuições proféticas espalhadas pelo Brasil e é nesse quadro que surge a Pastoral do Menor como força que busca a organização das respostas às necessidades das crianças e adolescentes empobrecidos de forma efetiva.

A partir de 1987, com a Campanha da Fraternidade, que baseou-se no lema “Quem acolhe o menor a mim acolhe”, a Igreja deu um novo impulso a essa questão da criança e do adolescente em situação de risco, atendendo-os de forma mais comprometida.

Fans que Curtem

[instagram-feed]