Da Diocese

PASCOM: Diocese de Campo Maior é representada no 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação, realizado em Goiânia – GO

Membros da Pastoral da Comunicação da Diocese de Campo Maior estiveram participando no último fim de semana, entre os dias 18 e 21 de julho, em Goiânia-GO, do 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que teve como tema: “Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social”, refletindo sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da comunicação.

Ao todo, o evento reuniu mais de 600 pessoas de 22 estados, sendo 23 comunicadores do Piauí, representando 6 arqui/dioceses: Teresina, Campo Maior, Oeiras, Floriano, Bom Jesus e Picos.

muticom-2019-2

De nossa diocese participaram 5 comunicadores: Padre Raimundo Duarte (Coord. Regional e Diocesano da PASCOM), Helder Felipe (Responsável pela comunicação da Diocese), Simone Oliveira (Coord. da PASCOM da Paróquia de São José – Altos-PI), Flávio Henrique (Coord. auxiliar da PASCOM da Catedral de Santo Antônio – Campo Maior-PI) e Marcos Vinícius (Coord. da PASCOM da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – José de Freitas-PI).

Para Helder Felipe, o evento ajudou a ampliar as percepções sobre como comunicar dentro da Igreja: “A iniciativa de participar uma comissão do Piauí possibilitou que várias pessoas que ainda não tinham ido, participassem. O que fica do Muticom são as inquietações que ele provocou, e assim tentarmos cada vez mais melhorar o nosso trabalho a nível de diocese, bem como nas realidades de nossas paróquias”, disse.

“Tivemos a oportunidade de conhecer muitos comunicadores da nossa igreja, e a partir disso, trabalhar para unir os trabalhos de nossa diocese e montar uma rede de comunicadores em nosso regional”, disse Flávio Henrique, que participou do evento pela primeira vez.

A programação contou com várias palestras de doutores, mestres e jornalistas nacionalmente conhecidos como Nilson Klava (Globonews), que falou sobre “A prática do jornalismo político”, Gerson Camarotti (Globonews), tratando sobre “Um olhar sobre a comunicação do Papa Francisco”, e o professor e pesquisador em comunicação, Moisés Sbardelotto, que abriu o evento com uma conferência sobre “Midiatização e responsabilidades na Igreja e no Mundo”.

Entre as novidades deste ano esteve o treinamento de mídia para padres e bispos.

O evento

O Mutirão Brasileiro de Comunicação é realizado a cada dois anos, desde 1998, reunindo vários agentes da Pastoral da Comunicação, bem como: Bispos, sacerdotes, seminaristas, diáconos, religiosos, leigos, pesquisadores e jornalistas. Este ano, a sede do evento foi o Centro de Pastoral Dom Fernando, pertencente à Arquidiocese de Goiânia.

O evento tem como objetivo aproximar e evidenciar as diversidades e potencialidades das iniciativas de comunicação eclesial (pastoral, profissional e acadêmica) nos estados, onde estão dioceses e arquidioceses da Igreja Católica no Brasil, servindo para o aprofundamento, troca de conhecimentos e análise crítica dos comunicadores, a partir de estudos e práticas de comunicação no âmbito da Igreja e da sociedade.

Helder Felipe – Diocese de Campo Maior