Zonal IV

PARÓQUIA DE SÃO MIGUEL ARCANJO – SÃO MIGUEL DO TAPUIO

A história religiosa de são Miguel do Tapuio se confunde, até certo ponto, com a de Castelo. Pe. Cláudio Melo, em seu livro “Fé e Civilização”, nos noticia que a Fazenda Cabeça do Tapuia (Hoje São Miguel do Tapuio) foi comprada pelo Pe. Lourenço Gonçalves, quando Vigário de Nossa Senhora do Desterro, que a deu, como patrimônio de ordenação, a seu sobrinho, Pe. Manuel Rodrigues Covette. O fato é que os Vigários da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro davam assistência religiosa a São Miguel.

Em 1960, Pe. Expedito Carneiro de Aguiar, Vigário de Castelo, expôs ao Arcebispo de Teresina, Sua Excia. Revma. Dom Avelar Brandão Vilela, a necessidade de se criar a Paróquia de São Miguel Arcanjo. D. Avelar achou justa a solicitação e mandou, então, que se construísse um patrimônio e a casa paroquial. A comunidade toda se mobilizou e a 17 de março de 1961, Pe. Cláudio Melo tomava posse co¬mo primeiro vigário da recém-criada Paróquia de São Miguel Arcanjo.

DADOS:

Pároco: Pe. Arnaldo Sousa Lopes

Endereço: Rua Dona Rosaura, 498,
Cep: 64330-000 – São Miguel do Tapuio-PI
Tel: (86) 8118-2895 / (86) 9550-2718
Secretaria paroquial de Segunda a Sexta: de 08:00 às 12:00h

DIAS E HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS:

Domingo: 09:00h, 17:00h e 19:00h
Missa diária: Quinta, Sexta e Sábado