Zonal IV

PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA – SÃO JOÃO DA SERRA

No ano de 1908, num terreno doado lo Senhor JOAQUIM LOPES, foi consúda, por iniciativa desse pioneiro, com o apoio total do CÓNEGO CARDOSO, uma Capela dedicada a SÃO JOÃO BATISTA que passou a ser considerado o protetor da localidade e hoje – PADROEIRO da cidade. O Cónego Cardoso, é preciso esclarecer, tratava-se religioso da localidade de Castelo do Piauí.

A imagem do Padroeiro, São João Batista, foi trazida do Ceará e instalada na Capela. Depois deste acontecimento, a localidade passou a chamar-se São João Batistaa e mais tarde, definitivamente São João da Serra. O nome “São João” foi colocado em homenagem ao Padroeiro, e o nome “Serra” foi acrescentado por se estar o aglomerado situado nas proximidades da Serra de Urubu Velho. O povoado era pertencente ao Município de Castelo do Piauí e passou a ser cidade e Município no dia 19 de dezembro de 1963 (Lei n.° 2.563).

Pe. Emídio José de Andrade, deu grande impulso à Igreja; criou a associação do APOSTOLADO DA ORAÇÃO e vinha celebrar a Missa todas as primeiras sexta-feiras de cada mês.

Em 1958 passou a atender São João da Serra, Pe. Expedito Carneiro de Aguiar, vinha de três ou quatro vezes por ano. Pe. Expedito atendeu até 1980.

Desde que Pe. Expedito deixou de atender São João da Serra, D. Abel Alonso Nunez, preocupado com o povo, manteve contatos com os padres, religiosas e ele mesmo vinha mais vezes mantendo assim viva a chama da fé.

DADOS:

Pároco: Pe. Cláudio Lopes de Sousa

Endereço: Avenida Presidente Médici, 141, Centro, São João da Serra-PI
Cep: 64350-000
Tel: (86) 3251-1152 / (86) 9925-1383
Secretária paroquial de Segunda a Sábado: de 07:30h às 11:30h

DIAS E HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS:

Domingo: 09:00h e 19:00h
Terça-feira: No Bairro
Quinta-feira: Na Matriz
Sexta-feira: No Bairro
Batizado comunitário: Último Domingo do mês
Casamento comunitário: Aos Domingos
Confissões: 1ª Sexta-feira

Festejo do padroeiro:

De 14/06 a 24/06

Foto:

PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA - SÃO JOÃO DA SERRA

Fans que Curtem

Social Media