Das Paróquias

José de Freitas prepara dia “D” para concluir reforma da Igreja Matriz

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, localizada na cidade de José de Freitas-PI e pertencente a Diocese de Campo Maior, vem passando pela segunda etapa de uma grande reforma que teve início em agosto de 2015.  Liderada pelo padre Gilcimar Lima e  contando com a ajuda de centenas de fiéis católicos da cidade, a paróquia realizará no dia  22 de dezembro uma grande mobilização para a conclusão da obra.

jose-de-freitas-reforma-igreja-livramento-2016-1
Igreja de Nossa Senhora do Livramento parada para reforma, em José de Freitas-PI.

O dia “D” de arrecadação será no encerramento das novenas de natal, às 19h00min, na Igreja de São Francisco. Para ajudar, é necessário pegar o envelope da campanha na Secretaria Paroquial ou então nas missas dominicais, e devolver com a quantia em dinheiro no dia 22/12, ou até o final do mês de dezembro.

Os fiéis também podem ajudar depositando a quantia na conta da paróquia: AGÊNCIA: 2222-5, POUPANÇA 100954 -0, VARIAÇÃO 51.

Nas redes sociais o sacerdote disse que a primeira etapa da reforma consistiu na reforma do teto, das paredes, da torre, do piso e das portas, e a conclusão da pintura externa da igreja: “Continuamos com a reforma da igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento, estamos concluindo mais uma etapa desta obra (Pintura externa). Estamos nos esforçando financeiramente para honrar nossos compromissos, mas contamos ainda com ajuda de todos que acreditam desde do inicio nesta reforma”.

jose-de-freitas-reforma-igreja-livramento-2016

Histórico da Igreja de Nossa Senhora do Livramento:

Em 1700, na Fazenda da Boa Esperança, foi construída uma rústica Capela anexa à casa da Fazenda. 59 anos depois, por estar em ruínas, Antônio Borges Leal Castelo Branco constrói, no lugar da referida Capela uma igreja que é dedicada ao culto de Nossa Senhora do Livramento, cuja imagem foi trazida de Portugal.

A elevação à categoria de paróquia só aconteceu no dia 20 de julho de 1874, pela Lei Provincial nº 873. Mesmo antes de ser elevada a esta categoria, a Capela do Livramento era já assistida por Capelões, dentre eles se pode destacar os Padres: José Lopes Pereira, Manuel Fernandes Homem (1758-1761), João Paes Godinho (1763-1768) e Manuel Gomes Correia.

Reportagem: Helder Felipe – Assessoria de Comunicação Diocesana

Fotos: PASCOM – José de Freitas