Da Diocese

FESTA: Pastoral da Criança completa 30 anos na Diocese de Campo Maior

Na manhã do último sábado (dia 9), a Pastoral da Criança da Diocese de Campo Maior comemorou 30 anos de sua implantação em terras campo-maiorenses. Para isso, foi montada uma  programação, tendo início à 7h00min da manhã na Praça Bona Primo da cidade de Campo Maior-PI, com a acolhida das caravanas e café da manhã.

Cerca de 250 pessoas participaram das comemorações. Às 8h00min foi celebrada uma Santa Missa na Catedral de Santo Antônio, com a presença de nosso bispo diocesano, Dom Francisco de Assis. Em seguida os participantes realizaram uma caminhada por algumas ruas da cidade até chegar ao Centro Diocesano de Pastoral, onde foram feitas homenagens, apresentações e uma palestra sobre o fortalecimento da missão, com o Padre Jerônimo de Paula.

pastoral-da-crianca-30-anos-2017

Em entrevista na manhã deste domingo (10) para o programa Papo Pascom, da Pastoral da Comunicação Diocesana, a coordenadora diocesana, Viviane Medeiros, falou da sua felicidade de estar organizando este evento e que, à nível diocesano, a Pastoral da Criança possui mais de 4oo colaboradores: “É uma emoção muito grande ao ver que este amor está escrito há 30 anos em nossa diocese. Tantas lideranças já passaram, tantas pessoas que colaboram para que a missão aconteça. Dos 444 (colaboradores), 246 são líderes atuantes e a outra metade são pessoas que apoiam na celebração da vida e nas demais atividades”, disse.

Viviane também falou da necessidade de ampliação do número de voluntários e do término de seu mandato como coordenadora: “Nós ainda precisamos de muitos voluntários para que este acompanhamento a cada dia aumente, que a gente possa chegar nas famílias, estar acompanhando as gestantes e as crianças. A Pastoral da Criança é uma pastoral da Igreja. Nós somos uma pastoral social, mais a nossa preocupação também é a evangelização das famílias. A minha maior alegria foi sempre estar na missão, na comunidade. Não vou dizer que é um final de caminhada, mais sim um início”, afirmou.

OUÇA A ENTREVISTA:

O que é a “Pastoral da Criança”?

Pastoral da Criança é uma entidade social criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB-, ligada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Ela exercita práticas referentes à saúde, à alimentação, à educação, à cidadania e à espiritualidade da faixa infantil que compõe os grupos mais miseráveis.

As tarefas desenvolvidas pela Pastoral têm como objetivo atender às crianças carentes desde o momento da gestação até os seis anos de idade, zelando por uma existência qualitativa e pelo progresso pessoal de cada uma. As famílias também são assistidas em suas necessidades, na melhoria de suas condições, na compreensão de seus direitos e obrigações, na erradicação da violência dentro do lar.

Reportagem: Helder Felipe – Assessoria de Comunicação diocesana de Campo Maior

Fotos: Flávio Henrique – Pascom Diocesana