Da Diocese

Diocese envia seminaristas para cumprem atividades missionárias alusivas à Pastoral de Férias

seminaristas-2019

Com o objetivo de proporcionar um espaço para o contato com o povo de Deus e conhecer melhor os futuros irmãos do presbitério, os seminaristas da Diocese de Campo Maior estão, desde o dia 12 de janeiro, realizando a chamada “Pastoral de Férias”. Eles foram destinados para o cumprimento de atividades missionárias em algumas paróquias, além de ajudar na organização e execução do retiro espiritual do Movimento Evangelizador Luz Vida, que acontece em 3 (três) municípios da Diocese de Campo Maior: Nossa Senhora de Nazaré, Boqueirão do Piauí e São João da Serra.

Este estágio pastoral possibilita aos formandos adquirirem experiências em diversas áreas pastorais, além de fazer como que eles estejam abertos às diferentes realidades eclesiais e espirituais. Os seminaristas Janderson da Silva Maia, Gean Carlos Medeiros e Leonardo Quirino da Silva foram encaminhados para a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, no município de Nossa Senhora dos Remédios; Edson Felipe Cardoso Machado e Francisco Gecivaldo da Silva estão na Paróquia de Nossa Senhora do Monte Serrat, em Buriti dos Montes; Raimundo Nonato Leôncio Cardoso e Charles Rodrigues dos Santos, na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Assunção do Piauí; Francisco Diego Alves da Silva e Francisco Euller Sousa da Silva, na Paróquia do sagrado Coração de Jesus, em Capitão de Campos e Alexandre Nascimento Freitas e Francisco Rikelme Gomes Barros, na Área Pastoral de Santo Antonio, em José de Freitas.

retiro-luzvida-2020
Na foto, o seminarista Tárcio de Araújo Macedo ajudando no Retiro do Movimento Evangelizador Luz-Vida, na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.

O retiro do Movimento Luz-Vida conta com a participação dos seminaristas João Lucas Cardoso do Nascimento e Tárcio de Araújo Macedo (Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré), Carlos Henrique Farias Silva (Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Boqueirão do Piauí) e Alberto da Silva Leite Lima (Paróquia de São João Batista, em São João da Serra).

Na Pastoral de Férias os seminaristas são acompanhados diretamente pelo padre que acolhe. É priorizado o contato com as famílias e as pastorais sociais, principalmente nas áreas mais necessitadas da Paróquia/Área Pastoral e as comunidades rurais.  Neste tempo, eles ainda estão realizando encontros de divulgação do Projeto Amigos do Seminário e aos domingos, participando da Santa Missa, e são incentivados a fazerem visitas aos hospitais, Celebração da Palavra de Deus, palestras, formações, encontros catequéticos, adoração ao Santíssimo Sacramento, encontros de jovens, encontros com crianças, oração do rosário, trabalhos manuais, Via-sacra, apresentações artísticas e culturais, e a praticar esportes.

O estágio pastoral termina no dia 26 de janeiro. Ao final, eles deverão escrever um relatório sobre a experiência realizada para ser arquivado na cúria, e os padres deverão emitir um testemunho sobre a atuação dos formandos.

Outras atividades

Cumprem terapia ADI, os seminaristas Guilherme Ferreira Leite e Francisco Rafael Silva da Conceição. Já o seminarista Jefferson Thomas Silva Alves foi destinado para participar da Missão “No Coração da Amazônia”, visitando as famílias e as comunidades rurais da Diocese de Parintins.

seminarista-campo-maior-jefferson-amazonia-2020

Reportagem: Helder Felipe e Ryan Andrade – Setor Diocesano de Comunicação