Da Diocese

Diocese de Campo Maior divulga orientações relativas à administração dos sacramentos

O bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, divulgou na última quinta, dia 30 de julho, após reunião com a coordenação diocesana da Iniciação à Vida Cristã, um comunicado com algumas decisões envolvendo a preparação da fase de reabertura das paróquias, áreas pastorais e outros serviços diocesanos em relação a administração dos sacramentos.

nota-orientacoes-sobre-os-sacramentos-coronavirus

O documento estabelece por exemplo que: as confissões, primeira eucaristia, matrimônios e unção dos enfermos devem ser agendadas, com exceção das celebrações de crisma, que estão suspensas e só poderão ser realizadas a partir do Tempo Pascal de 2021. O texto ainda determina que os integrantes do grupo de risco poderão receber atendimento em domicílio.

Sobre o retorno da catequese nas paróquias, deve-se observar o limite máximo de 15 (quinze) participantes e com horário reduzido, garantindo a distância de 2 metros entre as pessoas.

Sobre a possibilidade de inscrições e novas turmas de catequese, o documento diz que estão suspensas, devendo acontecer apenas nos dias 10 e 11 de abril de 2021, no 2º domingo da Páscoa.

LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA:

cropped-brasao_diocese_campo_maior_pi_400px.png

Diocese de Campo Maior

Sobre os Sacramentos e Sacramentais

 

Tendo em vista que a sociedade se prepara para uma retomada gradual de suas atividades, pautados nas determinações dos organismos competentes, também nós, como Igreja, preparamo-nos para uma nova fase de reabertura sistemática e responsável de nossas paróquias, áreas pastorais e outros serviços diocesanos. Prevemos o reinício de nossas atividades de forma presencial para dia primeiro de agosto do corrente ano (01/08/2020). Para tal fim, após reunião com a coordenação diocesana da Iniciação à Vida Cristã, e considerando as circunstâncias adversas da epidemia do novo coronavírus, fazemos conhecer as seguintes decisões:

  1. As CONFISSÕES devem ser agendadas previamente e deve haver dispensador/toten de álcool gel a 70% próximo ao confessionário;
  2. Que na celebração do BATISMO o neófito esteja apenas acompanhado dos pais e padrinhos, respeitando as normas já estabelecidas.

2.a) As celebrações do BATISMO DE ADULTOS podem ser agendadas e que sejam verificados os critérios ditos acima.

  1. As celebrações da PRIMEIRA EUCARISTIA do 2º. Ano de catequese podem ser agendadas; portanto devem ser respeitadas todas as orientações do protocolo diocesano, quanto ao uso do espaço da matriz ou capela;
  2. As CELEBRAÇÕES DE CRISMA estão suspensas e só poderão ser realizadas a partir do TEMPO PASCAL DE 2021. Que a catequese paroquial se organize para garantir a formação e a animação dos crismandos.
  3. Que a CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO aconteça respeitando o protocolo diocesano;
  4. Que os enfermos não sejam privados do SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS. Para os atendimentos aos enfermos nos hospitais, os padres procurem exercer a solicitude pastoral e fraterna, administrando o Sacramento da Unção dos Enfermos quando solicitados, tendo presente todas as recomendações da instituição hospitalar.
  5. Quanto à celebração das EXÉQUIAS, que os padres, diáconos ou ministros leigos designados para isso, realizem a celebração de maneira rápida e observem todas as recomendações sanitárias para os velórios de cada Município;
  6. Os integrantes do grupo de risco poderão receber ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO, de forma a evitar a exposição destas pessoas a fim de reduzir o risco de transmissão da COVID-19 ou agendamento de pessoas do grupo de risco em dias e horários com pequena participação de pessoas;
  7. Os estudos em grupo (CATEQUESE, grupos bíblicos, reuniões pastorais), podem ser retomadas, desde que respeitando o limite máximo de 15 (quinze) participantes e com horário reduzido. O local a ser realizado deve ser arejado de preferência com ventilação natural, de forma a garantir a distância entre as pessoas de no mínimo 2 metros. Deve haver álcool gel a 70% ou pias com água e sabão para desinfecção das mãos, e todos devem utilizar máscara e sem ocorrer contato físico;
  8. Estão suspensas as inscrições para formar novas turmas de catequese neste ano. A FESTA DAS INSCRIÇÕES para o PRÉ-CATECUMENATO, A PRIMEIRA EUCARISTIA e O SACRAMENTO DA CRISMA acontecerá no 2º. DOMINGO DA PÁSCOA, (sábado e domingo, nos dias 10 e 11 de abril de 2021) em todas AS PARÓQUIAS E ÁREAS PASTORAIS para estabelecer definitivamente o planejamento catequético-litúrgico.

Outras orientações estão no Protocolo Diocesano. Portanto para a Catequese da IVC passa a valer o que está aqui apresentado.

+ Francisco de Assis Gabriel dos Santos

Bispo Diocesano

Padre Gilberto Felipe da Silva

Padre referencial para a Catequese Diocesana Coordenador Diocesano da IVC

Campo Maior, 30 de julho de 2020

Na memória litúrgica de São Pedro Crisólogo

Reportagem: Helder Felipe – Setor Diocesano de Comunicação

Adicionar Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fans que Curtem

Social Media