Da Diocese

Diácono Paulo Sérgio é ordenado padre na Catedral de Santo Antônio

ordenacao-padre-paulo-sergio-2020-1

Foi ordenado padre na noite de ontem (22), na Catedral de Santo Antônio (Campo Maior – Piauí), o até então diácono provisório Paulo Sérgio Lima do Nascimento. A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, que neste mesmo dia celebrou os 20 anos de sua Ordenação Presbiteral.

Com restrições de público devido à pandemia do novo coronavírus, a Santa Missa foi acompanhada de perto por alguns padres da diocese, familiares e representantes das Paróquia de Santo Antônio e Fátima (Campo Maior), Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora da Conceição (Porto). A celebração foi transmitida ao vivo pelo Facebook e Youtube da Catedral, com a participação de centenas de pessoas de todos os cantos da diocese.

“Escolhi oferecer um presente à Igreja, no dia que celebro meus 20 anos de Ordenação Presbiteral. Não precisei ir às lojas. Alegro-me em lhe dizer, você é o meu presente. A plenitude da paternidade espiritual está configurada no rito da Ordenação Presbiteral”, disse Dom Francisco de Assis em sua homilia.

Conforme o rito, o diácono foi interrogado pelo bispo e prometeu obediência a ele e seus sucessores. Em seguida foi entoada a Ladainha de Todos os Santos e feita a imposição das mãos, o gesto próprio do sacramento da Ordem, onde o bispo, e depois cada um dos presbíteros presentes, impõe as mãos sobre o ordinando. Terminada a investidura dos paramentos sacerdotais, a unção das mãos, a entrega do cálice e da patena, o neo-sacerdote foi acolhido pelo clero.

Em entrevista, Paulo Sérgio falou de sua felicidade e que está disposto à colaborar com diocese: “O sentimento que eu tenho neste momento é de grande alegria e de grande gratidão à Deus pelo dom da vocação, pela vida, pelo chamado. Peço a Deus a graça de ser fiel ao ministério presbiteral e poder servir ao povo”, disse.

Histórico

Paulo Sérgio Lima do Nascimento é filho de Paulo Monteiro do Nascimento e Francisca Lima do Nascimento e nasceu no dia 06 de março de 1986, em Capitão Poço-PA. Foi batizado no dia 06 de abril de 1986, na Igreja Matriz de Santo Antônio Maria Zacaria em Capitão Poço-PA, Diocese de Bragança. Em 1995 fez a primeira Eucaristia na Capela do Bairro Santa Cruz, em Campo Maior-PI. Foi crismado em 13 de outubro de 2002, por Dom Eduardo Zielski, na Catedral de Santo Antônio. Em fevereiro de 2007 ingressou no Postulantado da Ordem dos Mercedários. Fez sua formação filosófica no Instituto São Boaventura em Brasília, de 2007 a 2009. Após livre decisão, deixou a Ordem dos Mercedários em 12 de outubro de 2010, já tendo se tornado noviço.

É formado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, tendo prestado exame e sido aprovado na OAB. Trabalhou na 5ª Delegacia Regional da Policia Civil de Campo Maior-PI. Em 04 de fevereiro de 2016, ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus em Teresina-PI. Foi admitido às Ordens Sacras em 23 de junho de 2017, instituído leitor em 02 de fevereiro de 2018, e em 20 de janeiro de 2019, recebeu o Ministério de Acólito.  No dia 23 de novembro de 2019, foi ordenado diácono na Igreja Catedral de Santo Antônio em Campo Maior-PI, sob a administração do sacramento por Dom Francisco de Assis, bispo diocesano. Em dezembro de 2019, concluiu o Curso de Teologia no ICESPI em Teresina-PI.

Em janeiro, foi designado para exercer o diaconato nas Paróquias de Nossa Senhora do Remédios-PI e Nossa Senhora da Conceição de Porto-PI onde permaneceu até junho de 2020. Reside atualmente na Paróquia Catedral de Santo Antônio-PI, como ecônomo da Paróquia.

Reportagem: Helder Felipe – Setor Diocesano de Comunicação

Fotos: Ryan Andrade – Setor Diocesano de Comunicação

Adicionar Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fans que Curtem

Social Media