Da Diocese

Comunicado sobre nomeações e atribuições da Paróquia de Santo Antônio e cancelamento da trezena em setembro

brasao_diocese_campo_maior_pi_400px

Diocese de Campo Maior

Francisco de Assis Gabriel dos Santos

Bispo diocesano

 

Ao Povo de Deus da Catedral de Santo Antônio e ao presbitério diocesano, paz e benção no Senhor Jesus Cristo!

 

  1. Agradecimento

Minha gratidão e orações ao Revmo. Padre Claudinei da Silva Pereira, pelo trabalho pastoral e administrativo realizado na paróquia Catedral de Santo Antônio (2019-2020). Muitos benefícios foram deixados, dentre eles, cito três: a nova estrutura do festejo de Santo Antônio 2019, a recepção à imagem peregrina do Divino Pai Eterno (outubro de 2019) e a instalação de som digital na matriz catedral de Santo Antônio, para citar apenas esses. Desejo ao sacerdote êxitos pastorais em Nossa Senhora dos Remédios. Aqui, agradeço ao Revmo. Padre Adão Ribeiro de Oliveira e ao Diácono Paulo Sérgio Lima do Nascimento pelos trabalhos realizados até junho de 2020 naquela paróquia.

2.   Criação da Comunidade Sacerdotal da Catedral de Santo Antônio

Considerando a necessidade administrativa e pastoral da Catedral de Santo Antônio de Campo Maior, oficialmente comunico a criação de uma Comunidade Sacerdotal (equipe pastoral) para os ofícios litúrgicos e pastorais sob a autoridade pastoral e administrativa do bispo diocesano (Cânones 381; 393 e 473).

3.   Nomeações dos vigários paroquiais e atribuições:

Padre Jonilson Torres Rezende (desde janeiro de 2020), Padre Jerlan de Matos Costa (01 de julho de 2020), Diácono Paulo Sérgio Lima do Nascimento (22 de julho de 2020), residente a partir do dia 01 de julho de 2020. Os documentos canônicos referentes às nomeações supracitadas serão expedidos pelo chancelar diocesano na data de ofício.

4.   Atribuições para acompanhamento das pastorais, movimentos e serviços da Paróquia de Santo Antônio

Padre Jonilson Torres Rezende: referencial para o Serviço de Animação litúrgica (Mesce, Música, Cororinhas), Diretor Espiritual da Juventude Católica, do ECC e da Pascom.

Padre Jerlan de Matos Costa: referencial para as capelas rurais (Alto do Meio, Novo Paraíso, Bem Bom, Bom Lugar e Passagem do Meio), Associações Religiosas e Movimentos.

Diácono Paulo Sérgio Lima do Nascimento: referencial para a Pastoral do Dízimo, ecônomo da casa paroquial e da paróquia.

Bispo Diocesano: Iniciação à Vida Cristã, Pastoral do Batismo no método tradicional e pastoral da Criança (apenas para especificar).

5.   Santuário Diocesano de Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento (Nossa Sra. do Rosário)

Considerando decisão anterior do Conselho Presbiteral, desvincula-se o Santuário da administração da Paróquia de Santo Antônio da Catedral e, conforme o Cân. 557, o bispo diocesano nomeia o Revmo. Padre Jonilson Torres Rezende, Reitor do Santuário de N. Sra. do Rosário agora vinculado ao Seminário Diocesano de Campo Maior Dom Abel Alonso Nunez.

6.   Suspensão temporária das atividades da Irmandade de Santo Antônio de Campo Maior e renovação dos seus estatutos e regimentos

Conforme os Cânones 298 – 301, cabe à autoridade eclesiástica zelar pelas Associações de fiéis leigos e Cânones 313 a 317, revisar seus estatutos quando julgar oportuno. Considerando o dito, declaro suspensas temporariamente todas as atividades da Irmandade de Santo Antônio e convoco a coordenadora, Sra. Maria de Jesus Saraiva e o secretário, João Alberto Alves Rodrigues, para compor a equipe de renovação dos Estatutos e Regimentos. O padre Jonilson Torres Rezende, o diácono Paulo Sérgio Lima do Nascimento e o Assessor Jurídico da Diocese, Dr. Carlos Eduardo Alves Santos estão nomeados para a equipe de trabalho, coordenada pelo senhor advogado. Reunião a ser marcada em breve pelo coordenador.

7.   Trezena de Santo Antônio em setembro é cancelada

Considerando o êxito da Trezena pela superação da pandemia, celebrada nos dias 31 de maio a 13 de junho de 2020, em circunstâncias especiais e sem a presença física dos fiéis; considerando a grave situação sanitária causada pelo crescente contágio do coronavírus; considerando as dificuldades do comércio da região e tendo ouvido o Sr. Prefeito Municipal de Campo Maior, comunico que está cancelada a Trezena de Santo Antônio pensada para os dias 31 de agosto a 13 de setembro de 2020.

8.   Ordenação Presbiteral do diácono Paulo Sérgio será no dia 22 de julho

Considerando o Cânones 1031 e 1033, quanto aos requisitos prévios para a ordenação presbiteral; considerando consulta anteriormente feita ao Colégio de Consultores quanto à idoneidade do candidato; considerando as necessidades pastorais da Paróquia Catedral de Santo Antônio, comunico que a ordenação presbiteral do diácono Paulo Sérgio Lima do Nascimento realizar-se-á no dia 22 de julho, a partir das 19h, na Catedral Diocesana de Campo Maior. Outras informações serão dadas quanto à celebração em tempos de atenção sanitária por causa da pandemia. (22 de julho também é a data da ordenação sacerdotal do bispo diocesano – 20 anos de sacerdócio).

9.   Assembleia Paroquial dos Coordenadores das Pastorais, Movimentos e Serviços

Todos os coordenadores das pastorais, movimentos e serviços, também os dirigentes das capelas, estão convocados para a Assembleia Pastoral no dia 11 de julho, a partir das 8h da manhã até meio dia (12h), no Salão Paroquial da Catedral. Considerando as questões sanitárias e para evitar aglomeração apenas o coordenador pastoral e o dirigente da capela devem participar.

No mais, gratidão e orações aos novos nomeados para condução desta paróquia de Santo Antônio Aparecido de Campo Maior. Conto com a dedicação de todos os discípulos missionários de Nossos Senhor Jesus Cristo, leigos e leigas, nas pastorais, movimentos e serviços. Destaco a importante participação dos Dizimistas na obra evangelizadora desta paróquia e de todos os benfeitores e devotos de Santo Antônio.

Tudo para a Glória de Deus e a salvação das Almas, sob o olhar de Santo Antônio de Pádua.

 

Campo Maior, 03 de julho de 2020

No dia da Festa Litúrgica de São Tomé, Apóstolo

“Tomé lhe disse: ‘Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?’ Jesus lhe disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim” (Jo 14,6).

brasao-selo-dom-francisco

Francisco de Assis Gabriel dos Santos

Sob o amor divino, bispo diocesano

Adicionar Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fans que Curtem

Social Media