Da Diocese

Clero Diocesano de Campo Maior realiza 1° reunião online na pandemia de coronavírus

Aconteceu, na manhã deste sábado, dia 9 de maio, a primeira reunião online do Clero Diocesano de Campo Maior durante a pandemia de coronavírus. O bispo, Dom Francisco de Assis, e mais 34 padres de diversas paróquias trataram de questões relacionadas a suspensão de atividades pastorais bem como a organização de uma agenda para o segundo semestre. Outra pauta foi o festejo de Santo Antonio de Campo Maior, cuja data está mantida para 31 de agosto a 13 de setembro.

“Tratamos das datas das pastorais no segundo semestre, do festejo de Santo Antonio de Campo Maior que segue mantido para acontecer entre 31 de agosto e 13 de setembro. Também ficou acertado que Novo Santo Antonio e a Área Pastoral de Santo Antonio em José de Freitas sigam a mesma orientação. Tratou-se também da suspensão das atividades pastorais, onde cada paróquia deverá refazer a sua programação pastoral priorizando a catequese e a formação. Reforçamos o compromisso da nossa Diocese em obedecer as orientações das autoridades mantendo fechadas as nossas paróquias”, disse Dom Francisco.

Para Dom Francisco, ao obedecer as normas das autoridades competentes, a Igreja continua a sua missão de promover a evangelização: “O compromisso da Igreja será, sobretudo, com a a defesa da vida. Para que haja vida é necessário que tenhamos saúde, e só teremos saúde se respeitarmos o isolamento social. Para isso, decidimos que até o dia 31 de maio as nossas paróquias permanecem de portas fechadas com celebrações sem a presença do povo. Essa medida exige responsabilidade diante dos fiéis, ou seja, a Igreja não será um veículo de contaminação e de propagação do vírus”, destacou.

Ainda segundo o bispo, a Igreja continuará apostando nas tecnologias como recurso fundamental para promover o anúncio da Palavra de Deus e a espiritualidade: “Estamos realizando as celebrações sem a presença do povo, porém utilizando todos os recursos disponíveis para que a Palavra de Deus chegue até os fiéis. Para isso, tem sido de extrema importância o papel da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e das rádios que muito nos ajudam no processo de evangelização”, disse Dom Francisco reiterando a manutenção de todas as atividades pastorais a partir de agosto, caso a pandemia esteja controlada.

Por fim Dom Francisco, manifestou a sua gratidão a todos aqueles que estão honrando os seus compromissos para com a Igreja, mesmo em tempos de dificuldade financeira: “Manifesto a minha profunda gratidão a todos os padres de nossa Diocese que, dentro de um esforço conjunto, têm feito o possível para honrar os compromissos de suas paróquias quando se trata da questão administrativa. Agradeço também aos dizimistas e aos benfeitores do Projeto Amigos do Seminário. Isso mostra a maturidade do nosso povo que, apesar de todo contratempo, continua ajudando a Igreja”, finalizou.

O Vigário Geral da diocese e pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Campo Maior, Padre Duarte também falou sobre a reunião: a “A reunião teve por objetivo fazermos uma avaliação deste tempo e alguns ajustes necessários. Dom Francisco me confiou a responsabilidade de fazer essa articulação. E com a ajuda do assessor diocesano, Helder Felipe, a reunião aconteceu com participação de 34 padres de forma muito cordial, onde priorizamos, dentre outras questões, algumas mudanças no calendário diocesano em razão da pandemia”, disse.

O Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento em José de Freitas, Padre Gilcimar também falou com a nossa equipe sobre a experiência de participar, pela primeira vez, de uma reunião online com todo o Clero Diocesano: “Foi uma experiência gratificante porque diante desta situação delicada sabemos que os meios de comunicação nos possibilitam, apesar das distâncias, partilharmos como está sendo este período de enfrentamento ao vírus. Foi algo inédito e muito proveitoso e acredito que, mesmo no futuro, quando pudermos nos encontrar ainda continuaremos a fazer uso desta ferramenta para a nossa comunicação”, destacou.

Reportagem: Ryan Andrade

Fotos: Helder Felipe