Da Diocese

Clero da Diocese de Campo Maior participa de retiro espiritual com o tema: “Presbítero Pastor”

Encerra nesta quinta, dia 06 de fevereiro, o retiro anual do Clero da Diocese de Campo Maior, que este ano está acontecendo no Convento dos Capuchinhos, localizado na cidade de Guaramiranga, no Ceará. O encontro iniciou na segunda (03/02) e tem como pregador o Padre Jésus Benedito dos Santos, do Clero da Arquidiocese de Pouso Alegre – MG.

O retiro conta com a presença de 43 (quarenta e três) padres, 1 (um) diácono provisório e do bispo diocesano. O tema que está sendo refletido é “Presbítero Pastor: Discípulo do Senhor em tempo de mudança”, com inspiração em uma das passagens bíblicas do livro dos Atos dos Apóstolos: “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães” (At 20,28).

Dom Francisco de Assis, bispo diocesano de Campo Maior, disse que o tema é propício em decorrência das novas adversidades do mundo, e que está sendo trabalhada a espiritualidade unida à psicologia: “Nós vivemos um tempo de aceleradas mudanças e de novas culturas, e esses desafios para o mundo e para a sociedade também são muito presentes na ação evangelizadora da Igreja. É possível que haja uma fragmentação interior, por isso é preciso que o discípulo do Senhor, que é pastor, reconheça as dificuldades e se reconheça capacitado, pela fé e pelo ministério, a responder estes desafios. […] É preciso que cada padre faça esse momento de oração, reconhecendo a necessidade de estar na presença do Senhor e de crescer espiritualmente”, afirmou.

Em entrevista, Padre Jésus Benedito disse que o retiro é um momento de graças para todos os ministros ordenados: “No retiro nós somos chamados a fazer a experiência do encontro com Cristo e renovar o nosso ministério, para poder servir melhor o povo de Deus. […] Estamos rezando o tema do ‘presbítero pastor’, e o pastor é aquele que cuida, protege, conduz, e que faz aliança com as ovelhas. Estamos fazendo esta mística pedindo que nossos padres sejam pastores no meio do povo e tenham essa espiritualidade de Jesus”, disse.

Padre Jésus Benedito possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e Doutorado em Psicologia. Atualmente é professor titular da Faculdade Católica de Pouso Alegre. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, modernidade, presbítero católico, Igreja Católica e secularização.

O Retiro anual dos padres diocesanos de Campo Maior é fundamental na vida dos presbíteros. Além da oração, também é tempo de reencontrar a comunidade presbiteral para partilha de experiências e convivência fraterna.

Reportagem: Helder Felipe (Setor de Comunicação – Diocese de Campo Maior)