Das Paróquias

Catedral dee Santo Antonio celebrou neste sábado a Vigília Pascal

Foi realizada neste sábado (04), às 22h00min, na Catedral de Santo Antonio (Campo Maior-PI), a Santa Missa mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus, a Vigília Pascal.

vigilia-pascal-2015

Durante a Celebração, o Bispo de Campo Maior, Dom Eduardo Zielski, abençoou o fogo e o Círio Pascal, tradição muito antiga na história da Igreja, o Círio tem por fundamento lembrar a todos que Cristo é a “luz do mundo” e o fogo, um sinal da presença de Deus na história, em suas manifestações de salvação.

Após a benção, deu-se início ao antigo rito do Lucernário, em que a vela foi carregada pelo PE. Benedito, enquanto andava pela nave da igreja, em completa escuridão, ele parou três vezes e cantou a aclamação: “Eis a Luz de Cristo”, ao qual a assembleia respondeu: “Demos graças a Deus”.

Em seguida foi cantado solenemente o canto “Exsultet”, tradição milenar da Igreja, mais conhecido como a “Proclamação da Páscoa”.

A liturgia da Palavra da Vigília Pascal propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos, e a leitura apostólica sobre o Batismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo. Assim, a Igreja, ‘começando por Moisés e seguindo pelos Profetas’ (Lc 24,27), interpreta o mistério pascal de Cristo. Toda a escuta da Palavra é feita à luz do acontecimento-Cristo, simbolizado no círio colocado no candelabro junto ao Ambão ou perto do Altar. (Catequisar)

Antes do final da vigília, os fiéis presentes, juntamente com os jovens do Movimento Evangelizador Luz-Vida, o Bispo, Monsenhor Paulo Mateus, PE. Benedito e seminaristas fizeram uma procissão ao redor da Praça Bona Primo, cantando cantos de alegria e louvor.

vigilia-pascal-2015-vert

Adicionar Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *