Das Paróquias

CASTELO DO PIAUÍ: Paróquia de Nossa Senhora do Desterro celebrará Jubileu de 275 anos de instalação

A Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, localizada na cidade de Castelo do Piauí, Zonal IV da Diocese de Campo Maior, irá celebrar no fim deste mês os 275 anos de sua instalação. Para isso, está sendo preparada uma grande programação, que terá início no dia 23 de novembro, às 19h00min, com o Jubileu da Juventude.

O bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis também é presença confirmada. Ele presidirá a missa do Jubileu no dia 26 de novembro, às 19h00min.

História

A Freguesia de Nossa Senhora do Desterro foi desmembrada da de Santo Antônio do Surubim, hoje Campo Maior, no dia 27 de novembro de 1742, por provisão de Sua Excia. Revdma. Dom Frei Manoel da Cruz, Bispo de São Luís do Maranhão sendo a oitava Paróquia a ser criada no Piauí. Pela mesma provisão, foi nomeado Vigário da nova Freguesia, que recebeu o nome de Nossa Senhora do Desterro do Rancho dos Patos, o Pe. José Pereira Lopes, com a obrigação de construir a igreja paroquial com o auxílio do povo, o qual erigiu uma grande capela que, com algumas remodelações, passou a ser a atual igreja.

A imagem de Nossa Senhora do Desterro é uma peça trazida pelos colonizadores portugueses, esculpida em madeira, no mais puro estilo barroco, data do ano de 1684. E considerada uma das peças mais valiosas do acervo histórico-cultural-religioso do Brasil.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO JUBILEU DOS 275 ANOS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO DESTERRO – CASTELO DO PIAUÍ!

•23/11/2017 (QUINTA-FEIRA)
19h – Jubileu da Juventude!
(Convidamos todos os jovens para participar conosco.)

•24/11/2017 (SEXTA-FEIRA)
19h – Jubileu da Reconciliação!
(Haverá confissões a partir das 17h.)

•25/11/2017 (SÁBADO)
19h – Jubileu da Família!
(Haverá casamento comunitário, as inscrições estão disponíveis até o dia 11/11 na secretaria paroquial; Para os casados haverá a renovação das promessas do matrimônio.)

•26/11/2017 (DOMINGO)
08h – Jubileu da Pessoa Idosa!
(Caso o idoso não possua transporte para a transladação até a Matriz, um responsável poderá ir até a secretaria colocar o nome do Idoso, pois a Paróquia disponibilizará transporte.)
10h – Jubileu das Crianças!
(Convidamos todas as crianças para participar conosco.)
19h – Jubileu dos 275 anos!
(Celebrante Dom Francisco.)

•27/11/2017 (SEGUNDA-FEIRA)
18.30h – Missa da Misericórdia!
(Celebrante Pe. Nilton.)

Reportagem: Helder Felipe – Assessoria de Comunicação Diocesana

Informações: PASCOM – Paróquia de Nossa Senhora do Desterro – Castelo do Piauí

Adicionar Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *