Da Diocese

Campo Maior acolhe Encontro Regional de Catequese, com o tema “Iniciação à Vida Cristã”

Cerca de 70 catequistas de todo o Piauí estiveram em Campo Maior-PI no último fim de semana, entre os dias 17 e 19 de maio, para participar do Encontro Regional de Catequese, que neste ano teve como tema: “Iniciação à Vida Cristã”, e tendo a assessoria do Bispo Auxiliar de Porto Alegre-RS, Dom Leomar Brustolin. Cada diocese foi convidada a apresentar, além das expectativas de uma Igreja em saída, o Projeto Diocesano de Iniciação à Vida Cristã, bem como relatos de experiências marcantes, amostras de subsídios produzidos e estudos da Bíblia e de documentos da Igreja, em especial o Doc. 107, que trata sobre a iniciação à vida cristã.

encontro-regional-de-catequese-02

Em entrevista para o programa diocesano PAPO PASCOM, Dom Leomar disse que há uma expectativa muito grande que a iniciação à vida cristã possa crescer nas terras piauienses: “Aqui no encontro nós estamos trabalhando como transmitir a fé as novas gerações, enfrentando os desafios das mudanças do nosso tempo e também observando os sinais que a Igreja aponta para evangelizar, em especial a iniciação a vida cristã baseada no processo catecumenal”, disse.

Estiveram presentes os seguintes bispos do regional Nordeste IV da CNBB (Piauí): Dom Juarez Sousa da Silva (Bispo de Parnaíba-PI e referencial para a Animação Bíblico-catequética), Dom Eduardo Zielski (Bispo de São Raimundo Nonato-PI e referencial para a Vida e a Família, e para a Ação Missionária), Dom Francisco de Assis (Bispo de Campo Maior-PI e referencial para Juventude, RCC e religiosos).

No dia 17, houve a acolhida dos participantes, credenciamento e a cerimônia de abertura, conduzida com a ajuda do Padre João Paulo Moreira Santos, Coordenador Regional de Catequese. No período da tarde, Dom Leomar apresentou duas conferências sobre o tema principal, e em seguida foi celebrada a Missa de Abertura na Igreja do Rosário e realizada a apresentação de projetos diocesanos e de experiência exitosas das dioceses.

Já o dia 18 começou com a Santa Missa, apresentação da 3ª e 4ª conferência e uma celebração mistagógica, de responsabilidade da Arquidiocese de Teresina. No período da tarde houveram reuniões fechadas de cada diocese, em que puderam elencar suas proposições para o ano de 2019.

No domingo (dia 18), último dia do Encontro Regional, todos os presentes participaram da Santa Missa na Catedral de Santo Antônio, presidida pelo assessor do encontro, Dom Leomar Brustolin. Em seguida houve a partilha das proposições e feitas as comunicações sobre o Nordestão de Catequese (Que acontecerá emAracajú-SE), a Memória da IV Semana Brasileira de catequese, as Escolas catequéticas – cursos abertos – especializações, o Projeto Lecionautas, o Seminário de Iniciação a vida Cristã, entre outros. Ao fim, aconteceu a celebração de envio, sob condução da Diocese de São Raimundo Nonato e Picos.

Segundo Dom Leomar, é preciso que a Igreja dialogue mais com as crianças, jovens e adultos, para ver como está a fé deles, e assim poder ajuda-los a fazer a experiência do encontro com Jesus Cristo: “Não há catequese sem o encontro pessoal e comunitário com Jesus, por isso, nossas metodologias precisam mudar, e um dos desafios maiores é a mentalidade das comunidades e dos catequistas. Até nós, padre e bispos, precisamos nos converter pastoralmente (como diz o Documento de Aparecida) para novos desafios que estão aparecendo”, disse.

Reportagem: Helder Felipe

Fans que Curtem