Da Diocese

Bispos do Piauí divulgam nota sobre os cuidados para conter o avanço do Coronavírus

  1. Recebemos hoje, de um padre amigo que mora em Roma, uma mensagem na qual ele diz: “Vocês que estão no Brasil, não brinquem com a situação”. O momento é de intensificar atenção e cuidados para conter o avanço do coronavírus.
  2. “Unimo-nos aos nossos irmãos bispos para encorajar os fiéis a viverem este momento difícil com a força da fé, a certeza da esperança e o fervor da caridade. Que o tempo da Quaresma nos ajude a dar um sentido evangélico também a este momento de provação”.
  3. Unidos às preocupações do Papa Francisco e com coração de pastores, nós bispos do Piauí, acompanhamos com atenção o contágio do coronavírus pelo mundo e pelo Brasil que, segundo especialistas da área da saúde, tem tendência de aumentar nas próximas semanas. Em nosso país a contaminação já acontece de forma comunitária, de pessoa para pessoa sem que se saiba a origem, o que exige maior cuidado de todos.
  4. Encorajamos a todos que fiquemos atentos às orientações das autoridades de saúde pública que pedem ação de vigilância e medidas básicas de higiene e de comportamento para a prevenção e o desaceleramento da COVID-19.
  5. Aqui no Piauí nossa atenção deve ser maior como ação preventiva. Não há motivo para pânico, porém diante desse quadro de saúde pública é preciso tomar todas as precauções que dificultem a transmissão do coronavírus.
  6. Agora redobremos a atenção em nossas atividades pastorais e celebrações. A informação sobre o coronavírus e a prevenção são fundamentais para proteger a família, e principalmente os idosos. Outras recomendações podem ser dadas compatíveis com o momento e a orientação das autoridades médicas e de saúde do Piauí.
  7. Confiemos a vida e nossas famílias à proteção de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora da Vitória, rezando com o Papa Francisco: “Sob a Tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus. Não desprezes as nossas súplicas, nós que estamos na provação, e livra-nos de todo perigo, Virgem gloriosa e abençoada.”
  8. Neste tempo quaresmal reafirmemos nossa esperança na proteção da Santíssima Trindade e cresçamos na solidariedade aos irmãos e irmãs que passam por dificuldades e por vezes estão à margem do nosso amor. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33).
  9. Sejamos bons samaritanos na busca de vida plena para todos.

Teresina-PI, 16 de março de 2020

Dom Juarez Sousa da Silva

Bispo de Parnaíba e Presidente do Regional NE 4

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos

Bispo de Campo Maior e Vice-Presidente

Dom Marcos Antonio Tavoni

Bispo de Bom Jesus e Secretário

Adicionar Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *