Da Diocese Das Paróquias

125 jovens da Catedral de Santo Antonio recebem o Sacramento da Crisma

Cerca de 125 jovens e adultos de Campo Maior-PI receberam o sacramento da Crisma na Catedral de Santo Antonio, neste domingo (27/11/16).

crisma-catedral-2016-2A Celebração Eucarística, que teve início ás 17h30min, foi presidida pelo Administrador Diocesano de Campo Maior, Padre Raimundo Duarte, e co celebrada por Monsenhor Paulo Mateus, pároco da Catedral.

Foram crismados jovens das  diversas regiões em que a Paróquia de Santo Antonio atua, são elas: Centro da cidade, Alto do Meio e comunidades Bembom e Bom Lugar. A Matriz de Campo Maior ficou lotada dos familiares e amigos para acompanhar a celebração.

crisma-catedral-2016Momentos marcantes, como a imposição das mãos sobre a cabeça dos crismandos e a unção com o óleo na fronte foram feitas pelo Padre Duarte. Geralmente, este é um papel realizado apenas por um bispo, mas como estamos em “Sede Vacante” é dada autoridade ao administrador diocesano para ministrar o sacramento.

Ao final, os catequistas responsáveis pela formação foram homenageados pelo trabalho exercido ao longo do ano.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica: “A Confirmação (ou crisma) aperfeiçoa a graça batismal; é o Sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.” (CIC §1316)

crisma-catedral-2016-4
Monsenhor Paulo e Padre Duarte.

A crisma, portanto, é um sacramento  que confere os Dons do Espírito Santo, conduzindo o fiel católico ao caminho da perfeição cristã, representando a passagem da infância para a fase adulta, espiritualmente falando.
Segundo o Código de Direito Canônico, todo batizado pode receber a crisma uma vez, estando este devidamente preparado, disposto e em condições de renovar as promessas so batismo. Diz-se que a idade mínima é de 14 anos. Já o padrinho deve ser católico, crismado, ter recebido o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e estar disposto a orientar sua vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir.

Na Paróquia de Santo Antonio, as inscrições para a  crisma costumam ter início no mês de fevereiro de cada ano.

crisma-catedral-2016-3

Reportagem: Helder Felipe – Assessoria de Comunicação Diocesana